O papel do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) na escola e na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) é o de
eliminar barreiras, garantindo que os alunos público-alvo da Educação Especial estudem
na Rede Regular de Ensino em condições de igualdade. O AEE deve oferecer
serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos
conhecimentos escolares. Mais que isso, ao promover a autonomia e favorecer o
desenvolvimento dos alunos com deficiência/ transtorno global do
desenvolvimento/altas habilidades, o AEE pode contribuir para que barreiras por
eles encontradas fora da escola também sejam transpostas.
O trabalho pedagógico
desenvolvido na SRM inicia-se com o Estudo de Caso, composto por cinco etapas.
A primeira, chamada "Proposição do Caso", é uma fase de pesquisa e
observação (na sala de aula, na SRM, no recreio) do aluno que foi indicado para
o AEE que, inclusive, inclui diálogo com a família, com os professores e os
demais profissionais que o atendem. Então, vêm a "Análise e Clarificação
do Problema" e a "Identificação do Problema", fases em que é
identificado o tipo do problema do aluno e é formulada uma hipótese explicativa
mais abrangente sobre a sua situação. Logo em seguida, é proposta a
"Solução do Problema", etapa em que recursos humanos e materiais
necessários para a solução do problema são identificados. Por fim, na "Elaboração
de um Plano de Trabalho" é esboçado um plano de intervenção pedagógica.
O acompanhamento de um
aluno na SRM é essencialmente o desenvolvimento e avaliação do plano do AEE. Neste
plano estão previstos o material didático que será utilizado, como se dará a
avaliação e o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. As atividades que
serão trabalhadas também aparecem no plano. Para um aluno com deficiência
intelectual, por exemplo, podem ser planejadas que atividades que estimulem sua
autonomia e independência e que o auxiliem na organização da expressão verbal. É,
enfim, o plano do AEE que estrutura todo o trabalho do professor da SRM.
* Texto escrito com informações contidas nos fascículos 1 e 2 do curso de AEE oferecido pela UFC.
Achei importante a abordagem de que o AEE promove a inclusão não somente na escola, mas também em situações fora do ambiente escolar. Isso faz toda a diferença, por exemplo, de uma atividade de reforço que se volta para o que se considera padrão abaixo do mínimo de rendimento do aluno, portanto, para o currículo da escola. Não quero dizer que tal atividade não seja importante também, mas cumpre frisar a diferença. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirTeus textos estão ótimos.Só um professor sensível vê seu aluno de modo integral. Assim temos que olhar o nosso aluno na SRM: trabalhar as suas dificuldades e avaliá-lo pelas suas conquistas.
Esta é a ideia que o professor de AEE deve difundir com todos os outros professores envolvidos no processo.