Help Desk na Idade Média é uma divertida sátira sobre a chegada de novas tecnologias. Did you know, Shift Happens e Web 2.0 são variações de um tema: o ritmo vertiginoso de mudanças que coloca em xeque a capacidade de adaptação das pessoas e da escola aos novíssimos tempos. A escola deve preparar alunos para lidar com problemas que ainda não existem e empregos que só no futuro serão criados. O vídeo do Rafinha, excessivamente otimista, define sua geração como C: conteúdo, colaboração, conectividade. A escola teria uma tarefa muito menos árdua se o C fosse real!
Assistindo a esses filmes fico pensando no poder construtivo/destrutivo da web, que permite que muita informação seja trocada e muito conhecimento novo produzido. Vejo a internet, desculpem a comparação esdrúxula, como a borboleta que A. Caeiro (Passa uma Borboleta) diz não ter cor, nem movimento: "a cor é que tem cor nas asas da borboleta, no movimento da borboleta o movimento é que se move". Não posso afirmar que toda essa revolução cibernética seja boa ou ruim. Vejo a web como as asas da borboleta, levando a cor e um movimento próprio a toda parte.
Penso que o maior investimento da escola deva ser na qualidade da cor, na delicadeza do movimento.Penso que o maior investimento deva ser na ética.
* Assistir aos vídeos abaixo foi uma atividade da disciplina EAD do curso de AEE oferecido pela UFC
· Help Desk na Idade Média
· Rafinha 2.0
·
Web 2.0
· Did You Know 2.0
· Shift Happens
Nenhum comentário:
Postar um comentário