quarta-feira, 2 de julho de 2014

Para refletir sobre modelos - atividade da disciplina Metodologia


                                        
                                                                                Quadro "Operários", de Tarsila do Amaral, disponível neste link.


"Apagar da mente os modelos e os /modelos de modelos (...) melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis". Neste trecho de Palomar, Ítalo Calvino fala sobre "O modelo dos Modelos" e desperta em mim, prestes a escrever o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de AEE a antiga dúvida: é possível abolir todos os modelos e abrir de fato a mente? Esta ideia parece fantasiosa; mais acertado me parece escolher, sem muita rigidez, um ou mais modelos e explicitar esta escolha. Uma mente vazia e puramente objetiva é uma noção anacrônica.
Deixo de lado esta questão para me dedicar à tarefa do curso: relacionar o texto com o Atendimento Educacional Especializado.
A reflexão mais imediata que faço é que nenhum modelo será bom o bastante para explicar a riqueza da realidade humana. As nuances do aluno de AEE, as sutilezas do seu comportamento, não cabem em uma única forma.
André, meu ex aluno, possui laudo de Deficiência Intelectual. Em nossos encontros observei seu apego a rotinas e temas, além de um certo comportamento estereotipado, quando ele balançava o corpo e repetia "piiiiiii"... o que pode sugerir TGD.
O que fazer, a não ser construir para ele um enfoque especial, particular, que respeite a sua unicidade? Prestes a escrever o TCC preciso ter a clareza de que não há um modelo único e completo para descrever meu aluno. Mas como não acho possível desembaraçar a mente de modo absoluto, penso que todos os modelos estudados serão importantes para a construção da ação pedagógica e que a combinação de alguns deles pode ser um bom ponto de partida.


Um comentário:

  1. Concordo com você, quando afirma:
    "É possível abolir todos os modelos e abrir de fato a mente? Esta ideia parece fantasiosa; mais acertado me parece escolher, sem muita rigidez, um ou mais modelos e explicitar esta escolha".
    Importante é que se saiba tirar proveito da multiplicidade de modelos transformáveis existentes (MEC) e possamos adaptá-los às potencialidades do aluno a quem desejamos desenvolver.

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