- Nome do Aplicativo: Rimas e Sons Iniciais
- Faixa etária: 4+
- Descrição: O aplicativo estimula a consciência fonológica.
Para a área de Sílabas Iniciais, existem quatro jogos com níveis de dificuldades diferentes e com
pontuações. Os quatro jogos são: Dominó - a criança tem de juntar no dominó as
imagens que começam com a mesma sílaba; Arruma - a criança tem de arrumar
na prateleira as imagens que começam pela mesma sílaba; Intruso - a criança
tem de colocar no lixo as imagens que não começam com a mesma sílaba;
Memória - a criança tem de encontrar as imagens que começam pela mesma
sílaba. Para todos os jogos, se a criança colocar o dedo na imagem, o aplicativo
pronuncia a palavra.
Para a área de Rimas, existem quatro jogos com níveis de dificuldades diferentes e com pontuações.
Os quatro jogos são: Balão, onde a criança tem de estourar os balões que rimam
com a figura proposta; Puzzle, neste a criança tem de encaixar as imagens que
rimam; Memória, a criança tem de encontrar as imagens que rimam; Não Rima,
onde a criança tem de colocar no lixo as imagens que não rimam. Para todos os
jogos, caso a criança toque sob a palavra, a mesma é apresentada por estímulo
auditivo.
- Nome do Jogo: Escrita e Leitura
- Nome do Aplicativo: LeLe Sílabas
- Faixa etária: Até 8 anos
- Descrição: O aplicativo é voltado para a estimulação de leitura e consciência
fonológica. As atividades são divididas em dois níveis: fácil, que utiliza palavras
dissílabas; e difícil, que utiliza palavras trissílabas.
As sílabas aparecem embaralhadas na tela, e a criança deve formar palavras.
Para trabalhar a consciência fonológica, o adulto pode passar o mouse em cima
das sílabas, e a criança ouve a sílaba em questão. Usando este recurso, crianças
não alfabetizadas conseguem prestar atenção nos sons das sílabas para realizar
atividades de síntese silábica.
Para crianças já alfabetizadas, o aplicativo pode ser inviável para estimulação da
consciência fonológica, uma vez que as sílabas e as palavras aparecem escritas
na tela, e a leitura das mesmas durante o jogo pode enviesar a estimulação
exclusivamente fonológica. Para estes casos, o aplicativo deve ser usado apenas
para estimulação da leitura. As atividades de Leitura são estruturadas para que a
criança relacione a palavra escrita à figura correspondente.
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