terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Projeto Boneco de Pano: estimulando as Funções Executivas


 Minha avó Benedita nasceu em 1894. Teve 3 filhos e 16 netos. A cada Natal e a cada aniversário presenteava as netas com pequenas obras de arte, os vestidos que costurava em sua singer de gabinete de madeira e pedais de ferro.
Aos 38 anos, tardiamente inspirada pela Dona Didita, comprei minha primeira máquina, de plástico, bem pequena. Queria fazer a saia de retalhos que aparece na foto.
Três máquinas depois, decidi guardar aquela primeira máquina, que parecia um brinquedo, na sala do Laboratório de Aprendizagem (LA). Aquela máquina, mesmo tendo sido colocada numa prateleira bem lá no alto, sempre chamou a atenção das crianças, que queriam fazer "alguma coisa" com ela.
Assim surgiu o projeto "Bonecos de Pano".
Como em novembro de 2014 aconteceria na escola a Festa Literária FLiSC, a ideia era que os alunos recriassem em tecido personagens da Literatura.
Em 2014 o trabalho no LA era direcionado para a estimulação das Funções Executivas, ou seja, a capacidade de mobilizar recursos intelectuais e materiais para realizar as tarefas pretendidas.
Todo o tipo de projeto que fosse interessante o suficiente para despertar o interesse dos alunos, era uma ótima forma para ensina-los a traçar metas, distribuir o tempo, criar e reavaliar estratégias, e sistematizar a informação necessária.
O projeto "Boneco de Pano" foi desenvolvido em algumas etapas, todas registradas nos cadernos criados no começo do ano pelos alunos.
Ah... a saia de retalhos, desculpa para a compra da máquina, nunca foi terminada...mas os retalhos estão lá, unidos em tiras, esperando o derradeiro dia!!!

Etapas do Projeto Bonecos de Pano:



 1) Apresentação da ideia: motivação
Os alunos precisam ser conquistados...quando o professor está realmente empolgado com o projeto, isso é muito fácil! Usar a máquina de costura, participar de um festa, expor sua obra (isso parece importante!!!). Os alunos sempre têm ideias, é importante incorpora-las ao projeto. Viviane sugeriu que todos se fantasiassem de bonecos no dia, Carlos pediu que sua família visitasse a exposição (isso aconteceria de qualquer forma, porque a festa era aberta à comunidade), Ana propôs que fizéssemos um lanche (boa oportunidade para fazer uma receita). Nunca conheci um aluno que não quisesse participar de um projeto. Mas se há hesitação, o melhor é não obrigar...é preciso deixar claro que o projeto é uma ótima oportunidade para se fazer muitas coisas legais, mas ninguém é obrigado a participar de nada!

 2) Escolha de personagens: delimitação de possibilidades, argumentação
Queria que os alunos escolhessem personagens de livros, porque esse era o tema da festa, mas às vezes é preciso ceder diante da argumentação dos pequenos. Léo queria muito fazer um Pikachu e eu não concordei, porque o tema não seria personagens de desenhos (sempre os favoritos de todos!). Depois de muito conversarmos sobre a delimitação do tema da festa, que foi uma decisão do coletivo de professores, ele disse: "Tem que ser personagem de livro, não é?", então... e foi até o Google imagens e me mostrou um livro sobre Pokemon...fui obrigada, então, a ceder. Em respeito a sua argumentação, para não desgastar e tornar traumático aquele processo... E o boneco ficou muito bonito, e foi feito com muita alegria, afinal!

 3) Pesquisa de imagens: control C, control V, print!
É muito importante ensinar as crianças a fazerem pesquisa na internet. Existe um mar de informações disponíveis e hoje,o que conta não é acumular informações, como no passado, e sim saber formular as perguntas certas. A pesquisa foi muito simples. Fomos ao Google Imagens e digitamos o nome do personagem escolhido.Também procuramos imagens dos bonecos de pano dos personagens. As crianças copiaram uma ou duas imagens (botão direito ou control c) e colaram em um arquivo de texto (botão direito ou control v), que depois foi impresso e colocado no caderno. Também pesquisamos moldes de bonecos de pano.

4) Planejamento e execução (ver slides do post Fotos Boneco de Pano):
Colamos um calendário tipo agenda, com espaço para anotações em cada dia. Dividimos o tempo que teríamos para cumprir as seguintes tarefas até o dia da festa: compra do material, desenho do molde, corte do tecido, costura, preenchimento com plumante, decoração.

5) Filmagem de brincadeiras com os bonecos (para exibição no dia do evento): as crianças escolhiam bonecos dos colegas para contar histórias em voz alta. As histórias eram criadas de improviso, no momento da filmagem, soando espontâneas e reproduzindo o clima de brincadeiras do passado. Recomendo que as histórias sejam individuais, a não ser que o professor tenha o desejo de investir naquele momento nas relações de amizade. A história que tentei filmar em grupo foi muito conflituada e precisou de tempo extra para ser concluída.

6) Registro do processo de criação do boneco:
A Luísa, também professora do LA, estava construindo um blog com os seus alunos, que deixaram,   na porta da sala, um convite para que todos contribuíssem com postagens.
Os meus alunos escreveram posts ensinando como fazer bonecos de pano, descrevendo as etapas que seguiram para criação dos personagens.

7) Confecção de convites para a festa: seleção de informações
Além do processo de criação artística dos convites, é importante destacar as informações que são importantes: data, local, evento.

8) Receita de coquetel de frutas:
No dia da FLiSC, fizemos uma receita sugerida pela professora Marta Chamarelli: coquetel de frutas sem álcool.

9) Na oficina com os pais e convidados, fizemos almofadinhas retangulares decoradas como se fossem carinhas de personagens. Os alunos do 3º, 4º e 5º anos atuaram como monitores, auxiliando na confecção dos bonequinhos.

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