domingo, 20 de outubro de 2013

Pato! Coelho! Atividade DI

Apenas a leitura do livro "Pato! Coelho!" já é uma atividade interessante por si só. O texto é divertido e a ilustração dá asas à imaginação... A história gira em torno da discussão de duas crianças sobre um animal: seria um pato ou um coelho? Cada uma defende o seu ponto de vista apresentando diversos argumentos. No final, consideram a possibilidade de aceitar o ponto de vista do outro. Até que surge um novo animal e a discussão recomeça.
Fiz essa atividade com dois alunos na semana passada. Um possui deficiência intelectual (DI) leve e, o outro, TDAH. Primeiro, fizemos uma leitura coletiva do texto, depois os alunos pediram para fazer uma dramatização. Escrevemos algumas dicas sobre as falas no quadro branco e, sem ler o texto do livro, os alunos começaram a improvisar. O resultado foi muito bom, tanto que decidimos fazer um pequeno filme para ser exibido na escola, no final do ano. Repeti a atividade com três alunos. Um deles fez o papel de pato-coelho e o resultado foi mais divertido ainda!
Como o professor tem sempre que justificar suas atividades (até para si mesmo!), fica a pergunta: de que forma esta atividade pode ser importante para um aluno com DI? Aí vai a minha reflexão:
1. A simplicidade do texto oferece mais chances de sucesso ao aluno. Sucessivas experiências de fracasso escolar acabam desanimando o aluno com DI e sua baixa autoestima pode prejudicar a aprendizagem num nível mais profundo do que a deficiência em si.
2. O aluno com DI geralmente apresenta memória de trabalho curta. Traçar um roteiro para as falas é compartilhar com o aluno uma estratégia metacognitiva interessante.
3. Muitas vezes, para o aluno com DI, a motivação para a aprendizagem é externa: a busca pela aprovação pelo professor torna-se mais significativa do que o sucesso da experiência intelectual em si. As atividades de dramatização, contudo, pelo que tenho observado, favorecem a motivação intrínseca porque estão relacionadas ao prazer de representar, à experiência artística, á possibilidade de catarse.
4. E por falar em arte...A Literatura, o Teatro, a fruição do prazer estético já é uma justificativa boa o suficiente para qualquer professor preocupado em se justificar, não?



* Marta Chamarelli, obrigada por ter me apresentado a este e a tantos outros livros interessantes!
** Para saber mais sobre Deficiência Intelectual (ou Mental) acesse o portal Mec.

5 comentários:

  1. Que livro e proposta interessante!!!!! Vou pesquisar mais na internet sobre esta obra e estou pensando em comprar para utilizar com os meus alunos. Muito boa a sua sugestão! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a proposta. Não conhecia. Sugestão excelente
    Teu blog está ótimo!!!

    ResponderExcluir
  3. A sugestão é muito interessante. não conhecia o livro. Teu blog está muito rico
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante os mecanismos de aprendizagem são bem trabalhados nessa atividade. Parabéns!

    ResponderExcluir