domingo, 8 de setembro de 2013

Stephen Hawking e a TA

Qual estudante de Física nunca se maravilhou com Sthephen Hawking? Uma Breve História do Tempo marcou a minha geração.
Estou estudando agora um material muito interessante produzido pelo MEC sobre AEE- Deficiência Física. Você pode seguir o link aqui
Tecnologia Assistiva, ou TA, de acordo com Rita Bersch (p.31),  diz respeito aos serviços e recursos, ou "ajudas técnicas", que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência. A Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), de acordo com Bersch e Schirmer (p.57), é uma área de TA "que se propõe a compensar (...) a incapacidade ou deficiência do sujeito com distúrbio severo da comunicação". Nessa perspectiva, toda a tecnologia é vista como uma aliada da independência e autonomia do sujeito.
Os recursos de TA podem ser simples cartões de comunicação e podem, também, ser computadores, como aquele utilizado por Hawking. 
Hawkings foi diagnosticado, aos 21 anos, com ELA, esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig ou doença de Charcot. Para mais informações sobre a doença, você pode ler um destes sites : wikipedia , Drauzio Varela ou Associação Brasileira de ELA.
Na década de 80, Hawking controlava seu computador com movimentos do polegar; utilizando um joystick era capaz de selecionar palavras e comandos na tela do computador. Como foi perdendo progressivamente o movimento das mãos, passou a comandar o computador através de óculos sensíveis à variação de luz provocada por movimentos de sua bochecha.


O programa utilizado por Hawking é o EZ keys: o teclado apresentado na tela é percorrido por um cursor que faz uma varredura por filas ou colunas e sugere palavras, depois que as primeiras letras são digitadas. O programa também permite o controle do mouse, assim, é possível checar emails e navegar na internet. As frases escritas podem ser mandadas para o sintetizador de voz (hardware independente) que, segundo o cientista, o faz ficar com um sotaque escocês, escandinavo ou americano. 
Hawking testou um computador operado por ondas cerebrais, mas não se adaptou muito bem a esta tecnologia. Ele próprio explica tudo isso no seu site.
Para ler mais sobre o ibrain, equipamento que lê ondas cerebrais sem eletrodos ou cabos, veja esta reportagem.
No próximo post mostrarei o recurso de TA utilizado por Hawking com mais detalhes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário